terça-feira, 7 de junho de 2011

Avaliando atividades educacionais que utilizam a web. 2.0

Nome: Jussara Rezende de Oliveira
Semana: 4 ª semana de aprendizagem
Título da tarefa: Avaliando atividades educacionais que utilizam a web. 2.0

O avanço das tecnologias na educação tem oportunizado diferentes formas e ferramentas de ensinar o conteúdo aos alunos, como também, de avaliá-los. A necessidade de inclusão torna relevante o uso de metodologias e ambientes virtuais que irão proporcionar condições favoráveis à aprendizagem.
Nesse contexto, cada ambiente educacional deve se adequar à sua realidade. Em escolas onde o trabalho do professor regente está integrado ao do tutor de informática, as atividades que seriam realizadas em sala de aula, ganham uma nova cara, sendo postadas no blog escolar, onde os alunos terão acesso para desenvolvê-las.É uma forma de estar motivando o aluno a aprender. Deixar um pouco o caderno tradicional e utilizar o digital. Essa iniciativa desenvolve, também, a concentração e a criatividade.
As pesquisas realizadas no caderno, também, poderão ser desenvolvidas através de uma webquest. É uma forma mais interessante de aprender, oferecendo oportunidade ao aluno, de conhecer um universo de informações sobre determinado assunto e estar filtrando o que é relevante. Com isso, estaremos propiciando um novo método mais produtivo de utilizar a internet em benefício de si mesmo e dos outros, visto que, deixará um material postado que poderá servir para qualquer pessoa como fonte de informação. A utilização da web.2 em nossa vida acadêmica veio acrescentar mais dinamismo e interação na execução de atividades que utilizavam recursos menos atrativos de fixação da aprendizagem.
A avaliação seria uma forma de averiguar o que ainda não foi aprendido e verificar onde os métodos e ferramentas empregados para a transmissão dos conteúdos, falharam. Serve, também, para indicar novas diretrizes para atingir o objetivo, levar o aluno a adquirir conhecimentos que serão relevantes em sua vida. Os alunos manejam com muito interesse e habilidade algumas ferramentas tecnológicas básicas, motivo pelo qual devemos investir nesse caminho atraente que aliado ao pedagógico poderá beneficiar a vida escolar desse aluno.

Referências bibliográficas:
ARBOSA, Rommel M. (Org.). Ambientes virtuais de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2005.
ALAVA, Séraphin (Org.). Ciberspaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais?. Porto Alegre: Artmed, 2002.

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Licenciada em Letras, trabalho há 20 anos na área educacional. Sou tutora do Curso Técnico em Meio Ambiente, pelo IFET Sudeste de Minas Gerais - campus Rio Pomba e atuo como tutora de informática na E.M.Vigário Cassimiro.Administro uma escola de acompanhamento pedagógico.

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