sábado, 29 de maio de 2010

Perspectivas e crescimento na Educação a Distância

O momento educacional atual em que vivemos é bastante particular. Nunca antes a sociedade havia presenciado tamanhas transformações no que diz respeito à informação e ao conhecimento. Essas transformações criam uma demanda por um constante aprendizado por parte de todo tipo de profissional, da mesma forma que determinam as ações das empresas em busca da oferta de conhecimento e treinamento a seus funcionários.Vivemos hoje o que é chamado de Sociedade da Informação e a onda de mudanças chega independente das vontades individuais.

A EAD entra numa fase de consolidação, apresenta-se como uma alternativa para modificar o déficit educacional brasileiro.Como educadora, tenho muitas perspectivas e encantamento quando se trata de EAD. A maior parte do tempo do professor não é lecionar, mas acompanhar, gerenciar, orientar, avaliar. Reafirma um princípio conhecido, cujo foco principal está na aprendizagem e o faz concentrando toda proposta pedagógica em que o aluno aprenda sozinho e em grupo, participando de projetos, pesquisas e outras atividades compartilhadas como: chat, fórum, vídeo conferências. Para isso, não precisam ir todos os dias para uma mesma sala, estar com professores em tempos e horários previsíveis e reais. Quebra-se, assim, a barreira geográfica. A flexibilidade de tempo é uma das grandes vantagens. O aluno pode começar e terminar dentro do seu próprio ritmo. Contam com polos de apoio, onde funcionam os laboratórios de informática e, também, com a presença de tutores para orientá-los. Desenvolve no aluno a autodisciplina.

Com as Novas Tecnologias de Comunicação e Informação e a velocidade de transformação de tudo ao nosso redor, essa nova modalidade surge como uma "tábua de salvação”, já que vivemos em total falta de tempo, grandes engarrafamentos que levam horas, dificultando o deslocamento de estudantes, além disso, há diversos fatores perceptíveis e que fazem da EAD um instrumento social de aprendizagem que deve ter todo apoio das instituições governamentais, especialmente no que tange a lhe dar credibilidade frente à sociedade.

O buscar constante por uma especialização nessa área de futuro tão promissor no Brasil e no mundo, deve ser uma das prioridades na vida profissional de cada educador.

Por: Jussara Rezende

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Licenciada em Letras, trabalho há 20 anos na área educacional. Sou tutora do Curso Técnico em Meio Ambiente, pelo IFET Sudeste de Minas Gerais - campus Rio Pomba e atuo como tutora de informática na E.M.Vigário Cassimiro.Administro uma escola de acompanhamento pedagógico.

Seguidores

Buscar