domingo, 4 de setembro de 2011
Avaliação em EAD
A Educação refere-se à prática e ao processo de ensino-aprendizagem que leva o aluno a aprender, saber pensar, criar, inovar, construir conhecimento. É um processo de humanização que alcança o pessoal e o estrutural, partindo da situação concreta em que se dá a ação educativa para a abstração. Durante todo esse processo, existe a necessidade do avaliar. Avaliar no sentindo bem mais amplo do que apenas o próprio conhecimento ou conteúdo adquirido.
Durante todo o percurso de um professor presencial, o grande desafio foi a questão avaliativa. Usamos em diversas situações, talvez por fragilidade, formas de avaliar que apenas mostrávamos a capacidade de reprodução dos nossos alunos. Sempre com o intuito de avaliar, muitas vezes fomos os responsáveis por desenvolver nos mesmos temores e calafrios.Até mesmos nos alunos ditos como inteligentes, a avaliação deixava sombras de dúvidas quanto ao aprendizado e aplicabilidade da mesma.
Os tempos são outros, vivemos num mundo globalizado aonde a informação vem atrás de nós. Com o surgimento e afirmação da educação aberta, surge, também, um aluno que tem instrumentos próprios de aprendizagem. Se necessário, saberá procurar nas instâncias tutoriais seus próprios objetivos. Vem então o grande desafio: Como avaliar esse perfil de aluno? Pensando a educação como um processo de construção contínuo e dinâmico, como submeter o aluno a um processo avaliativo pautado no tradicional, seria a forma mais adequada?
A aprendizagem será significativa se tiver uma aplicabilidade na vida do aluno
levando-o a utilizar-se dela para reconstruir, refletir e recriar seu contexto social .Avaliar,
então, seria um processo contínuo, observando os trabalhos coletivos ou individuais, participações em fóruns, chats, mediados pelo professor, permitindo ao aluno trilhar novos caminhos que o levem à aprendizagem, pois não podemos deixar de realçar que o foco da avaliação em EaD, está na análise da capacidade de reflexão crítica e colaborativa do aluno diante das próprias experiências e vivências compartilhadas com os colegas de curso.
Jussara Rezende de Oliveira
Especialista em Educação a Distância
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Minha lista de blogs
Quem sou eu
- Educando sem barreiras
- Licenciada em Letras, trabalho há 20 anos na área educacional. Sou tutora do Curso Técnico em Meio Ambiente, pelo IFET Sudeste de Minas Gerais - campus Rio Pomba e atuo como tutora de informática na E.M.Vigário Cassimiro.Administro uma escola de acompanhamento pedagógico.
0 comentários:
Postar um comentário